I Simpósio Internacional de Psicologia Social

O I Simpósio Internacional de Psicologia Social (SIPS) ocorreu entre os dias 10 e 12 de junho de 2010 e foi organizado pelo Grupo de Pesquisa em Comportamento Político da Universidade Federal da Paraíba (GPCP), coordenado pela Profa. Dra. Ana Raquel Rosas Torres. Este evento contou com o apoio do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e da Reitoria daquela instituição. Seus objetivos foram:

  1. homenagear o Prof. Dr. Leôncio Camino, que estava recebendo o título de professor emérito da UFPB;
  2. reunir um conjunto de professores pesquisadores de psicologia social que, embora trabalhassem com perspectivas diferentes, compartilhavam a ideia que o diálogo teórico-metodológico é imprescindível tanto para a consolidação da disciplina como para a compreensão dos fenômenos estudados.

O evento teve duas conferências e seis mesas redondas que giraram em torno dos estudos sobre preconceito e discriminação contra minorias sociais. Os convidados estrangeiros foram: Dr. Jorge Vala (ICS-Univ. de Lisboa), Dra. Maria Benedicta Monteiro (ISCTE-Portugal), Dr. José Luis Álvaro (Univ. Complutense de Madri –UCM), Dra. Alicia Garrido (UCM) e Dra. Natália Ramos (Universidade Aberta de Lisboa). A Programação do I SIPS foi assim organizada: 

Mesa 1: Racismo no Brasil
Ana Raquel Rosas Torres (UFPB)
Marcos Emanoel Pereira (UFBA)
Marcus Eugenio Oliveira Lima (UFS)
Pedro Oliveira Filho (UFPE)

Mesa 2: Interculturalidade, Violência e Representações Sociais
Evelyn Albuquerque Saraiva (UFPB)
Maria da Penha Lima Coutinho (UFPB)
Maria de Fátima S. Santos (UFPE)
Natália Ramos (Universidade Aberta de Lisboa)