Revista Universitária Ordinaire des Amériques

 

A revista ORDA irá lançar em 2017 um dossiê denominado “As Mulheres e militância política contra as ditaduras da América Latina”.

Revista Universitária Ordinaire des Amériques
http://orda.revues.org/

Instituto Pluridisciplinar de Estudos sobre as Américas de Toulouse
http://ipeat.univ-tlse2.fr/

Universidade de Toulouse Jean-Jaurés – a França
http://www.univtlse2.fr/#m8862837680581488

Coordenadoras
Ingrid Faria Gianordoli-Nascimento; Zeidi Araújo Trindade; Maria de Fátima de Souza Santos.

Esse dossiê tem como principal objetivo reunir os trabalhos de pesquisadores de diferentes países, de diferentes áreas do conhecimento e de diversas abordagens teóricas e metodológicas para fomentar a discussão sobre as questões relativas à participação política feminina durante as ditaduras da América do Sul. Seguindo a periodização proposta pela historiadora Joana Maria Pedro busca-se elucidar o impacto da militância contra a ditadura sobre as formas de feminismos [PEDRO e WOLFF, 2010]. O exílio também pode ser tomado como espaço de transformação de gênero e de apropriação de novas práticas que são logo levadas ao campo de atuação latino-americano [FRANCO, 2005]. Os trabalhos deverão abranger a temática de mulheres e processos de militância, considerando um conceito de militância que possa abarcar várias atuações de categorias sociais de militância feminina, como as mulheres operárias, as mulheres rurais, a atuação do movimento feminino pela anistia, e as atuações femininas organizadas relacionadas aos processos de redemocratização, movimentos femininos pela constituinte, a atuação política das abuelas e das madres na Argentina etc.

O dossiê deverá reunir entre 8 a 10 artigos sobre o tema. Cada artigo deverá ter no máximo 50.000 caracteres, incluindo notas, referências bibliográficas e espaço. Os artigos devem ser redigidos em uma das quatro línguas de publicação da revista, isto é, inglês, espanhol, francês e português. Uma introdução apresenta a problemática e os artigos que compõem o dossiê.

O comitê de redação procederá a uma dupla avaliação cega e se compromete a dar uma resposta ao autor em um prazo máximo de três meses. O parecer final poderá ser de “aceitação sem modificação”, de “aceitação com exigência de modificação” ou “rejeição” da proposta. Em caso de “aceitação com exigência”, o(s) autor(es) e a(s) autora(s) serão convidado/a(s) a proceder às correções em um prazo máximo de dois meses. Se esse prazo for ultrapassado, o comitê editorial se reserva o direito de não dar continuidade ao processo de publicação do artigo.

Downloads
Cronograma e instruções de submissão (PDF)